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Apresentação do Arduino nano

Olá a todos,
Hoje vou apresentar-vos o Arduino nano. O Arduino é uma plataforma muito conhecida e uma forma muito interessante de entrar no mundo dos micro-controladores. Como a sua base de utilizadores é muito grande, existe muito código disponível que é partilhado em sites temáticos como o https://create.arduino.cc/
Existem também muitas bibliotecas disponíveis o que facilita muito a utilização dos mais variados tipos de sensores, displays, RTC, cartões de memoria etc... Os fabricantes de hardware fornecem normalmente as bibliotecas que tornam a utilização do seu hardware fácil e acessível ao principiante. 
Existem várias placas arduino disponíveis, com preços muito acessíveis, cada uma virada para um tipo de utilização especifica. Para iniciação, o arduino Uno é normalmente a escolha da maioria, pelo que talvez seja o mais conhecido. Pessoalmente também usei o Uno da primeira vez que contactei com o universo do arduino. Hoje no entanto, acho mais cómodo para prototipagem o Arduino nano, pois encaixa diretamente numa breadboard, permitindo facilmente fazer pequenos circuitos para familiarização com a plataforma. É pois uma boa opção para iniciados ou pequenos projetos. Quanto ao preço, acabei de comprar um compatível por menos de 10€, com os pinos já montados, e cabo USB incluído.
Para quem nunca usou um arduino, devo dizer que não é complicada a sua utilização, bastando seguir alguns passos simples:
  1. Download ( https://www.arduino.cc/en/main/software ) e instalação da IDE (software que nos permite escrever o programa e enviar para o Arduino). Os drivers necessários são também instalados. 
  2. Depois de finalizar o passo anterior, ligar o arduino ao PC, usando o cabo USB.
  3. Iniciar no PC a aplicação Arduino IDE.
    • Ir ao menu Ferramentas/placa e seleccionar a placa que está a usar;
    • Ir ao menu Ferramentas/porta e selecionar a porta série que foi criada no processo de instalação dos drivers da placa;
    • Seguidamente vá ao menu Ferramentas/obter informações da placa para verificar se a comunicação com a placa está a funcionar.
    • Resta-nos agora apagar tudo o que está no editor do IDE, e carregar o programa de teste. Para tal copie as linhas de código que encontrara á frente e cole no editor do IDE.
    • Resta-nos ir ao menu Sketch / Carregar e aguardar que o programa compile e seja transferido para a placa. Logo que o programa seja transferido para a placa, este inicia automaticamente a sua execução. Neste caso um led incluído no arduino pisca de forma aleatória.
Se não sabe programar, pode sempre copiar outros programas e projetos disponíveis na net e ir aprendendo com a experiência. Existem muitos projetos e ideias disponíveis online. Divirta-se. 

Apresento seguidamente o código de teste:

int randNumber;

void setup() {
  pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);
}
void loop() {
  digitalWrite(LED_BUILTIN, !digitalRead(LED_BUILTIN));   // turn the LED on/off
  randNumber = random(25, 200);
  delay(randNumber);                       // wait 
}






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