Seria inadmissível que não alertássemos as novas gerações para este novo paradigma. A política dos 3 R's já não é suficiente, surgiram então mais R's como recusar e repensar.
Neste novo paradigma insere-se a nossa estratégia de ação, porque não pensar numa forma de utilizar a tão famosa energia solar, renovável, para carregar os nossos equipamentos didáticos, nomeadamente as pilhas dos comandos de projetores, os telemóveis da escola e todos os aparelhos que utilizam energia convencional, como por exemplo os tablets da nossa escola.
Para isso, lançamos mão de outra forma ecológica para a obtenção de verbas, usando temas eco-escola como a biodiversidade e a reutilização de metais.
As eco-escolas trabalham com temas base como a aplicação dos 5 R's com metais, papel, plásticos, resíduos no geral. Para além disso, trabalhamos com biodiversidade e outros temas.
Então, recolhemos latas de bolachas e cigarrilhas, que os alunos estão a decorar e serão vendidas para o nosso propósito. Também estamos a fazer vasos decorativos com suculentas e rifas para completar a verba necessária.
O plano é simples, adquirir um sistema de energia solar, composto por painel solar, bateria e restantes acessórios, capazes de captar, regular e armazenar a energia necessária para os nossos equipamentos.
Os alunos ficaram bastante motivados e será uma ação que os irá estimular tanto na prática de reutilizar, com na reciclagem, ao verem que o "lixo" são resíduos que poderão reutilizar. Repensam também a forma como gastam a energia e começam a recusar as atitudes que prejudicam o planeta.
Vamos acreditar que esta nova geração será capaz de fazer uma nova abordagem da gestão de recursos, pois é sem dúvida a geração que herdará os nossos problemas.
De acordo com os ODS , Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, temos que mudar este paradigma até 2030, o tempo urge!
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