Avançar para o conteúdo principal

Sustentabilidade: Novo paradigma da nossa Eco-escola


Seria inadmissível que não alertássemos as novas gerações para este novo paradigma. A política dos 3 R's já não é suficiente, surgiram então mais R's como recusar e repensar. 

Neste novo paradigma insere-se a nossa estratégia de ação, porque não pensar numa forma de utilizar a tão famosa energia solar, renovável, para carregar os nossos equipamentos didáticos, nomeadamente as pilhas dos comandos de projetores, os telemóveis da escola e todos os aparelhos que utilizam energia convencional, como por exemplo os tablets da nossa escola.

Para isso, lançamos mão de outra forma ecológica para a obtenção de verbas, usando  temas eco-escola  como a biodiversidade e a reutilização de metais. 

As eco-escolas trabalham com temas base como a aplicação dos 5 R's com metais, papel, plásticos, resíduos no geral. Para além disso, trabalhamos com biodiversidade e outros temas. 

Então, recolhemos latas de bolachas e cigarrilhas, que os alunos estão a decorar e serão vendidas para o nosso propósito. Também estamos a fazer vasos decorativos com suculentas e rifas para completar a verba necessária. 

O plano é simples, adquirir um sistema de energia solar, composto por painel solar, bateria e restantes acessórios, capazes de captar, regular e armazenar a energia necessária para os nossos equipamentos. 

Os alunos ficaram bastante motivados e será uma ação que os irá estimular tanto na prática de reutilizar, com na reciclagem, ao verem que o "lixo" são resíduos que poderão reutilizar. Repensam também a forma como gastam a energia e começam a recusar as atitudes que prejudicam o planeta. 

Vamos acreditar que esta nova geração será capaz de fazer uma nova abordagem da gestão de recursos, pois é sem dúvida a geração que herdará os nossos problemas.

De acordo com os ODS , Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, temos que mudar este paradigma até 2030, o tempo urge!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Apresentação da Placa Freedom FRDM-KL25Z

Olá a todos! O artigo de hoje é dedicado aos adeptos dos micro-controladores e suas plataformas de avaliação e desenvolvimento. Estas placas são úteis para prototipagem rápida de aplicações baseadas em micro-controladores.  Vamos hoje falar da placa Freedom FRDM-KL25Z. Com um custo na ordem dos 20€, esta placa usa um micro-controlador Kinetics da série L, de 32 bits, mais propriamente o KL25Z128VLK, baseado no ARM® Cortex™-M0+. Com uma frequência de relógio que chega aos 48MHz, 128K de flash e muitos portos analógicos, digitais, e PWM. é sem duvida promissora a nível de possibilidades e desempenho.     Fig. 1 - ARM® Cortex®-M0+ MCU 32-Bit Embedded Evaluation Board A forma da placa e do seu pinout, permite usar placas de expansão desenhadas para o Arduino R3, tendo no entanto em atenção que esta placa FRDM-KL25Z trabalha com 3.3V. Devemo-nos portanto assegurar da compatibilidade dos "shields" Arduino com os 3.3V. ...

Guia de utilização da placa KL25Z

Olá a todos, Fig. 1 KL25Z Vista Superior Num artigo anterior sobre esta mesma placa, a KL25Z, fiz uma pequena apresentação que permite ter uma ideia das suas capacidades. Como vejo muito potencial nesta placa, tendo em conta o seu baixo preço, decidi escrever este segundo artigo. Vou desta vez detalhar um pouco mais, indo mais ao pormenor, permitindo a sua utilização a quem porventura não esteja muito familiarizado com estas placas nem com os seus ambientes de desenvolvimento, os chamados IDE (Integrated Development Environment). Introdução A grande vantagem dos microcontroladores sobre a lógica programada, é a sua flexibilidade. Uma máquina comandada por microprocessadores ou microcontroladores pode ser adaptada a um novo trabalho, a uma nova tarefa, bastando para isso alterar o programa, que não são mais que instruções sequenciais que o microprocessador reconhece e executa.  Uma máquina desenhada com lógica fixa, (portas lógicas discretas) não será capaz de efetuar ...

Projecto: PWM - o que é e como funciona

Olá! Todos já ouviram falar de PWM, mas nem todos sabem o que é e como funciona. O principal objectivo deste projecto é ajudar as pessoas a entender melhor os conceitos por detrás do PWM e perceber como funciona. Decidi portanto construir uma placa de encaixe no Arduino (Arduino shield) que usando as saídas  PWM do Arduino, e algum código simples, consegue demonstrar com ajuda de um osciloscópio, como funciona o PWM. Todo o projeto está descrito neste link : https://create.arduino.cc/projecthub/lmsousa/pwm-demonstration-board-using-arduino-a17d0f?ref=user&ref_id=391612&offset=1   Para uma introdução ao PWM, não deixe de visitar esta página .